Ricardo Garrido

Atualizado: Jun 11


Administrador de empresas formado em 1991 pela EAESP / FVG.

Trabalhou na Johnson & Johnson e Unilever, nas áreas de mkt e inovação, entre 1991 e 1997.


Transformou-se em empreendedor em 1996 ao criar com um grupo de amigos o Bar Original, em São Paulo.

Foi protagonista na criação e desenvolvimento de outras 5 marcas de bares e restaurantes de sucesso que estabeleceram a Cia Tradcional de Comércio, uma das empresas mais respeitadas e admiradas do setor no Brasil.


Mentor da Endeavor desde 2015, viveu período sabático entre 2019 e 2020, morando em Nova York.


Especialidades

Marketing

RH

Inovação


Áreas de Conhecimento

Varejo

Alimentos & Bebidas


Um pouco da minha história

Sou de São Paulo, nasci e fui criado no Paraíso, um bairro bem paulistano, daqueles em que a gente conhecia pelo nome o dono da farmácia, da padaria e do botequim.


Estudei por aqui e me formei administrador de empresas pela EAESP / FGV em 1991, pensando em me tornar executivo de alguma grande empresa. Estagiei e trabalhei em algumas delas, sempre com preferência por empresas de bens de consumo que tinham grande experiência em marketing e foco no cliente. Trabalhei de 1992 a 1997 na Johnson & Johnson e na Unilever, envolvido com gestão e lançamento de produtos, marcas, comunicação e inovação. Em grande parte desse período fui responsável pela marca de detergente em pó OMO, uma das maiores e mais interessantes marcas de bens de consumo do país.


Mas em 1996, percebi que me jogara na carreira corporativa sem ter ao menos tentado desenvolver um caminho profissional autoral e mais proprietário, empreendendo e criando um negócio no qual eu acreditasse visceralmente. Ao lado de quatro amigos que viviam o mesmo questionamento, resolvemos criar um projeto ligado ao que mais gostávamos de fazer na época: visitar bares, botecos e botequins espalhados pela cidade. Dessa experiência nasceu o Bar Original, que inauguramos em 1996, no bairro de Moema, em São Paulo. O sucesso instantâneo e inesperado nos obrigou a mergulharmos de cabeça na gestão desse bar e no entendimento das forças que regem esse apaixonante mercado de hospitalidade e gastronomia. Como resultado, decidimos contar novas histórias através de novas marcas e casas que lançamos sequencialmente: Bar Pirajá, Bar Astor e SubAstor, Pizzaria Bráz, Bráz Trattoria, Bráz Elettrica e ICI Brasserie. O conjunto dessas marcas e projetos formam a nossa empresa, a Cia Tradicional de Comércio, que hoje possui 45 operações e emprega cerca de 1200 colaboradores.


Na Cia Tradicional, ao longo dos ultimas 25 anos, fui responsável principalmente pelas áreas de operação, formação e desenvolvimento de equipes e gestão das nossas marcas. Ocupei também o cargo de Diretor Geral entre 2015 e 2019. Depois desse período, vivi com minha família uma experiência “sabática” de reciclagem, morando em Nova York por um ano, frequentando alguns cursos na Columbia University e visitando o maior número de bares e restaurantes que o tempo e o bolso me permitiram.


Neste momento, de volta ao Brasil, me juntei novamente aos meus sócios, atuando como um conselheiro bastante presente nas decisões estratégicas da Cia Tradicional. Passei também a me dedicar com enorme prazer na criação de novos projetos e numa atuação mais intensa como mentor de jovens empreendedores na Endeavor e na E2 Mentoria.


Minhas redes sociais




Uma breve apresentação

Valor: R$ 450,00 / hora

Não perca tempo!

Agende já a sua mentoria.

Basta clicar no ícone abaixo.