Como encontrar oportunidades em momentos de crise?

Momentos desafiadores exigem muito de todos nós, mas de empreendedores exige algo além: a capacidade da reinvenção.


Não podemos negar que uma das características mais marcantes dos brasileiros (e que ajuda muito em situações como a que estamos vivendo) é a adaptação. É a habilidade de ser surpreendido por um desafio e contorná-lo com criatividade e resiliência. E é sobre encontrar oportunidades em momentos de crise que vamos falar hoje.

Para isso, trouxemos algumas dicas e estratégias para você pensar – e colocar em prática – para o seu negócio também superar esse momento.


Sua oportunidade está nas soluções para o seu cliente

Engana-se quem pensa que a busca mais importante é encontrar clientes para o seu produto ou serviço. Muito pelo contrário: para o seu negócio contornar situações desafiadoras, você deve encontrar (e oferecer) produtos ou serviços que atendam às necessidades do cliente.

Ficou confuso? Calma, nós vamos explicar. Mas antes, temos uma pergunta a te fazer:


Você conversa com o seu cliente?

Não importa se o seu negócio lida diretamente com o consumidor ou com alguma outra empresa: você trabalha com pessoas. E pessoas têm problemas, dores, necessidades e demandas que precisam ser atendidas por outras pessoas ou negócios.

Por isso, uma das coisas mais importantes que todo empreendedor deve saber é conversar com seus clientes. Entenda a situação que eles estão passando. Conheça as dificuldades que eles têm. Descubra em que eles precisam de ajuda – e a partir daí você tem algumas oportunidades de atuação.


Ofereça a solução que seus clientes precisam

Agora sim: você sabe quais os problemas que seus clientes enfrentam. Você sabe quais necessidades eles têm. A oportunidade está logo aí, sendo a pessoa (ou o negócio) que vai solucionar essa demanda.

Pode ser que, em poucas conversas, você não consiga identificar alguma oportunidade para o seu negócio. Isso significa que você precisa conversar ainda mais com as pessoas que usam o seu produto/serviço, precisa saber o que eles gostam ou não gostam, precisa encontrar o que tem de comum entre todos eles e descobrir como você pode melhorar a vida dessas pessoas.


Mas o meu negócio já oferece a solução para esse problema

Que bom! Sinal que você está no caminho certo – mas isso não significa que você não tem mais como melhorar, né?

Por isso, insistimos: converse com seus clientes. Se você já oferece a solução para aquele problema ou necessidade, você tem duas coisas a descobrir:

1. Existe alguma maneira que você pode melhorar o seu serviço ou produto para deixar seu cliente ainda mais satisfeito?

2. Existe alguma demanda parecida que você também possa atender, apenas ampliando o que você faz?

Se você está no caminho certo, essas duas perguntas vão te ajudar a acertar ainda mais com o seu cliente!


A oportunidade está sempre fora do meu negócio?

De jeito nenhum! Momentos de crise também são mestres em nos ensinar que a oportunidade de melhoria também está dentro dos nossos negócios – mesmo que não estejamos vendo logo de cara.

Quem é empreendedor sabe que nenhum negócio funciona sem processos. Mas a gente também sabe que muitos processos vão ficando desatualizados – mas a gente deixa como está porque estão funcionando assim há muito tempo, e mudanças dão trabalho, né?

Vamos te contar um segredo (não muito secreto): zona de conforto só é bom para quem não quer sair do lugar. E momentos de crise exigem que a gente saia da nossa zona de conforto e analise todos os processos para:

  • Eliminar o que pode ser eliminado

  • Atualizar o que está desatualizado

  • Facilitar o que está muito engessado

  • Organizar o que pode ser organizado

Por isso, aí vai a dica: reveja absolutamente todos os processos do seu negócio. Analise desde as atribuições da sua equipe, a maneira de manter o estoque, o jeito de fazer os pedidos, o relacionamento com o cliente… tudo o que envolver o seu negócio precisa ser repensado – e uma ótima maneira de fazer isso é escrevendo e desenhando o passo a passo em um papel, para que você tenha uma visão ampla e detalhada de tudo.


Qual o propósito do seu negócio?

Antes de mais nada, você sabe o que é propósito? Quando alguém te pergunta “para que o seu negócio existe?” – a resposta dessa pergunta é o propósito.

Bem, com isso em mente, agora você pode entender por que esse tal “propósito” é importante para ajudar sua empresa a encontrar oportunidades e superar momentos de crise. Porque é a partir dele que você sabe o que você quer oferecer ao seu cliente!

É por meio dele que você sabe (e pode se aprofundar mais) em qual tipo de necessidade você quer atender, qual problema você quer resolver e como você quer que o seu cliente lembre da sua marca.

Você quer ser lembrado como aquele negócio que ajudou o cliente quando ele mais estava precisando ou como a marca que não ajudou em nada? Qual deles você acha que vai ficar na memória do cliente?


Não se esqueça da concorrência!

Para superar momentos desafiadores, você não pode deixar de analisar o que o seu concorrente está fazendo – para você aprender com ele o que o mercado está precisando. Pode ser que ele tenha visto uma oportunidade que você não viu, então pode ser uma ótima opção para aprender.


Algumas oportunidades estratégicas

Claro que não poderíamos deixar de trazer algumas estratégias que diversas empresas usaram para driblar esse momento – e que podem ser uma opção para o seu negócio!

  • Invista nas redes sociais para que sua marca seja vista

  • Busque formas alternativas de vender: e-commerce, delivery etc.

  • Construa um bom relacionamento com seu cliente (seja cordial, responda rápido etc.)

  • Estude e capacite a sua equipe para oferecer um diferencial

  • Mostre que seu negócio está preocupado com a saúde das pessoas

  • Pense no pós-crise e como sua empresa planeja a retomada

Você não está sozinho

Todas as empresas de todo o mundo estão passando por esse momento desafiador assim como você. Por isso, é importante que você se lembre que não está sozinho! Isso significa que a experiência de outros empreendedores pode te ajudar muito nesse momento – compartilhando pensamentos, dúvidas e ideias, para que todos possam superar essa crise.

Nesse contexto, uma ótima opção é conversar com mentores, que são experientes no mercado e que já viveram muitos desafios – e podem ajudar o seu negócio compartilhando a experiência deles e conversando sobre os seus problemas e inseguranças. Para isso, você pode contar com os mentores da E2 Mentoria, que também são empreendedores e entendem bem sobre o momento que você está vivendo.